Compra e Venda
de Empresa

Nossos especialistas contam com anos de experiência no mercado e utilizam metodologia e procedimento de avaliação para Venda ou Aquisição de Empresa, reconhecidos internacionalmente.

Venda e Aquisição
Empresa ou Participação Societária

Nossa equipe tem vasta experiência na avaliação de empresa, análise da viabilidade econômica para a continuidade do negócio, bem como assessoramos na formalização da operação por meio de alteração contratual, ata de assembleia, acordo de cotista/acionista e impactos tributários decorrentes do negócio.

Atualmente há várias formas de de avaliar uma empresa, negócio ou operação, mas podemos destacar três:

1 – Fluxo de Caixa Descontado: Associa o valor de uma empresa ao valor-presente dos seus fluxos de caixa futuros, Desconto do fluxo de caixa futuro por taxa de desconto equivalente ao Custo Médio Ponderado de Capital da empresa.

2 – Múltiplos de Mercado: Estimativa do valor da empresa por meio de múltiplos de companhias e transações comparáveis. Trata-se de um método de avaliação relativa e empírica, bastante empregado como referência quando há constantes operações de compra e venda de empresas semelhantes, é de aplicação rápida e direta porém pode não refletir a realidade em que a empresa avaliada se encontra.

3 – Valor Contábil Ajustado, acrescido do Goodwill: Estimativa do valor da empresa considerando o Patrimônio Liquido ajustado com a expectativa de rentabilidade futura. – Método comumente utilizado na apuração de haveres em demandas judiciais.

Destacamos que cada empresa/negócio possui sua particularidade, portanto a avaliação de empresa não pode ser tratada como uma simples aplicação de fórmulas matemáticas e análises de relatório.

Fusão, Cisão e Incorporação

As operações de M&A e Business Combinations, normalmente são complexas e trazem reflexos societários, tributários e contábeis que precisam ser analisados de forma ampla, possibilitando a previsão de possíveis riscos.

Conforme lei 6.404/76, podemos definir as operações de Incorporação, Fusão e Cisão, da seguinte forma:

 – A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações;

– A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações;

– A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão.

Elaboramos o Laudo de Avaliação conforme legislação vigente, prestamos consultoria para formação de Holding, planejamento sucessório, elaboração de acordo de cotistas/acionistas e protocolo de intenção – MOU.