Compliance financeiro ajuda na análise de processos e operações financeiras de uma empresa, realizando validações de forma constante para assegurar que as operações estão sendo corretamente executadas.
Sendo assim, é uma importante ferramenta para controlar as incidências que possam afetar os bens da sua empresa, garantindo a fidelidade dos registros e proporcionando maior credibilidade às transações.
Também faz parte da área de compliance tratar de problemas de fraude e corrupção, evitando que a organização enfrente problemas jurídicos, financeiros, prejudicando inclusive a sua imagem no mercado.
Refere-se, portanto, a medidas estabelecidas com o intuito de zelar pelo patrimônio da empresa. Podendo ser aderidas nos mais diversos segmentos do mercado.
O principal objetivo da área de compliance financeiro é garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis, normas e boas práticas do mercado nas relações comerciais de: compra, venda, fusão, aquisição, fornecedores, clientes, parceiros e prestadores de serviços.
Acompanhe o texto a seguir, e conheça mais sobre esta área que faz tanta diferença para a gestão de uma empresa.
Qual a importância de implementar o compliance na sua empresa?
Engana-se quem acredita que o compliance financeiro atua apenas para evitar que a imagem de uma empresa seja manchada. A área promove o monitoramento e controle de todos os processos da empresa assegurando que esteja de acordo com as normas e legislação vigente.
Em casos em que o país passa por momentos de crise econômica, o compliance financeiro atua de modo que possa evitar que a organização gaste quantias exuberantes com processos judiciais, pelo não cumprimento das leis ou perde verba por conta de lavagem de dinheiro.
Por isso, recomenda-se a implantação de um programa de prevenção à lavagem de dinheiro, junto com ações amplas e eficazes, incluindo a avaliação de clientes, colaboradores, analisando até mesmo o lançamento de novos produtos ou serviços pela empresa.
Sendo assim, empresa que possui a área de compliance financeiro devidamente estruturada, estarão mais protegidos contra ações ilícitas.
Quais os segmentos que podem adotar o Compliance Financeiro?
Conforme, o artigo 9 da Lei nº 9.613 de 3 de março de 1998, que dispõe sobre os crimes de Lavagem de Dinheiro, recomenda-se a aderência a área do compliance financeiro em empresas que exercem atividades como:
● Abertura ou gestão de contas bancárias, poupanças, investimentos e valores imobiliários;
● Alienação ou aquisição de direitos por contratação de atividades esportivas ou artísticas profissionais;
● Compra e venda de imóveis;
● Criação, exploração ou administração de operações societárias de todas as naturezas;
● Gerenciamento de fundos e valores mobiliários e outros ativos;
● Juntas comerciais e registros públicos;
● Operações de sociedade, financeira e imobiliária;
● Negociações, promoções, divulgações e agenciamentos de atletas, artistas e eventos;
● Transporte;
● Comercialização de bens e patrimônios de alto valor de origem rural, animal e de negócios.
Principais etapas para a implementação do compliance financeiro
Não existe uma regra para a implementação do compliance financeiro, que pode variar de acordo com as características e necessidades de cada organização.
Entretanto, existem alguns requisitos básicos para a sua correta implementação, como veremos a seguir.
- Contrate um especialista em compliance – o profissional responsável pelo compliance financeiro é chamado de compliance officer, é ele que se encarrega por garantir que todas as obrigações da empresa sejam cumpridas, seguindo todas as normas e leis tanto internas, como externas;
- Siga o código de conduta – o código de conduta é onde estão discriminadas as principais diretrizes que devem ser seguidas pelos colaboradores, incluindo diretrizes a respeito da parte financeira. Neste documento deve contar todas as informações e normas que os funcionários devem cumprir nas mais diversas situações;
- Crie fluxos de aprovação – este é um método bastante adotado nas organizações, pois permite um melhor controle das informações de forma hierárquica entre as pessoas, prevenindo que alguém cometa alguma fraude;
- Programa de treinamentos – é importante promover o treinamento constante, podendo apresentar aos envolvidos as regras, normas de condutas, mas principalmente as punições. Mantendo um canal de comunicação efetivo entre os colaboradores para que esclareçam suas dúvidas e recebam feedbacks;
- Armazenar os dados com segurança – mantenha todas as informações financeiras centralizadas em um mesmo ambiente, que seja seguro, como um software ou servidor. Mesmo que o controle das finanças dependa de outros departamentos, é preciso evitar a perda desses dados;
- Estabeleça um canal ativo para denúncias – este instrumento é de extrema importância para evitar fraudes, podendo receber informações diretas dos próprios colaboradores.
Confira os fatores de dificuldade do Compliance Financeiro
Entre as dificuldades que se enfrenta na área de Compliance Financeiro, destaca-se a complexidade dos processos, sistemas e dados que são mantidos para controle e monitoramento. Como o departamento de finanças é interligado às demais áreas da empresa, a transferência de dados pode se tornar um grande desafio.
Sendo uma das principais responsabilidades do profissional de compliance é encarregar-se do monitoramento de todo e qualquer processo e movimentação financeira. Entretanto, para que o processo seja minucioso é preciso descomplexar.
O controle no monitoramento de empresas que vem crescendo muito rápido é outro desafio do compliance. O processo e as ferramentas usadas devem ser favoráveis para que não se perca o controle e o trabalho seja ainda maior.
A falta de recursos e ferramentas para executar o trabalho com total qualidade, pode ser um agravante. Sendo necessário, contar com uma equipe grande e multidisciplinar ou investir em tecnologias que possam facilitar o serviço manual. Isso porque, muitos casos de irregularidade financeira, são ocasionados por erro humano e/ou falta de conhecimento para a execução dos processos da empresa.
Confira os benefícios que o compliance financeiro pode agregar a sua empresa
Como já vimos anteriormente, o compliance financeiro é uma importante ferramenta para prevenção de fraudes e corrupções dentro da empresa, além de garantir o cumprimento de normas e leis.
Veja quais as outras vantagens que a implementação da ferramenta pode agregar ao seu negócio.
Confiabilidade e Credibilidade
Uma empresa que atua em conformidade com as normas e leis, é bem vista pelos órgãos governamentais e ganha a confiança e credibilidade de novos parceiros, podendo fazer negócio com importantes organizações.
Demonstrar que a empresa possui políticas internas que ajudam a manter a qualidade e conduzir as rotinas, constroem uma boa imagem da empresa. Fazendo com que outras empresas vejam com bons olhos e deseje criar vínculos com o seu negócio.
Já para os clientes mostrar a ética indica que os seus produtos ou serviços são de qualidade, proporcionado mais lucros a sua empresa.
Transparência
O processo de compliance permite que as informações sejam organizadas e discutidas de forma transparente. O setor financeiro e os demais demonstram pontualidade e esclarecimento quanto ao compartilhamento de dados, podendo evitar desvios.
Dessa forma, as informações são compartilhadas de forma direta, clara e objetiva. Permitindo o engajamento dos colaboradores com o departamento, gerando uma estrutura de trabalho focada no compartilhamento de dados limpos.
Competitividade
Num mercado tão competitivo, a empresa que cumpre com as normas, leis e boas práticas é bem vista pelo público, conquistando a confiança dos consumidores, gerando maior visibilidade no mercado.
Aumenta a eficácia
O cumprimento das normas e regras tem como objetivo fazer com que os processos sejam mais exatos, executados de forma aprimorada e conforme as leis. Quando aplicadas para otimização de processos, proporcionam maior eficiência produtiva.
A empresa irá contar com processos cujas etapas permite que as atividades desempenhadas, tenham um direcionamento que previne a ocorrência de falhas e possíveis problemas.
Além disso, os funcionários trabalham com mais motivação e de acordo com as diretrizes e normas da empresa, aumentando a sua produtividade.
De modo geral, podemos dizer que o compliance financeiro é uma ferramenta que estipula um conjunto de normas, regras e diretrizes, cujo objetivo é alinhar a produção com as necessidades da empresa, proporcionando um gerenciamento com transparência, direto e sem problemas como fraudes e corrupções. Através dele é possível lidar com os riscos, tornando a empresa uma instituição muito mais ética, estando no caminho da excelência.
Saiba qual o profissional responsável pelo compliance financeiro
É de extrema importância contratar um profissional capacitado para exercer o compliance financeiro, isso porque a atividade exige conhecimentos técnicos e específicos, além de uma série de competências comportamentais que promovem uma atuação mais segura.
Para ajudar neste cenário, surge a figura do profissional de compliance, chamado de compliance officer, que recebe essa denominação quando atua em nível de diretoria. Esse profissional é responsável por implementar e gerir todas as diretrizes da área. Sendo o responsável por liderar este setor dentro de uma organização.
Como se trata de uma área de atuação bastante ampla, a do compliance officer, é muito comum profissionais das mais diversas áreas de formação trabalharem neste setor. Considerada um trabalho multidisciplinar, tem chamado a atenção de pessoas que executam atividades próximas do compliance, como controle interno, comunicação, auditoria, contabilidade, ouvidoria e RH.
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Quem procura por profissionais qualificados e experientes para implementação e gestão da área de compliance financeiro, pode contar com a TG, uma empresa voltada para a prestação de serviços diferenciados e de excelência nas áreas de perícia, avaliação, auditoria e consultoria.
Nossa empresa conta com uma equipe de sócios com mais de 15 anos de experiência no mercado, tem vasta atuação em consultoria, perícia e avaliação. Além disso, contamos com um histórico de mais de mil pareceres e laudos elaborados.
Atendemos empresas dos mais diversos segmentos e portes, oferecendo consultoria para implantação de compliance financeiro, ajudando as empresas a reduzir riscos e atuarem dentro da lei. Conseguindo assim, conquistar uma imagem positiva no mercado, tanto entre os colaboradores, parceiros como clientes.
A TG está localizada no centro de Brasília, com sua sede própria, uma estrutura completa, moderna e funcional.
Conclusão
No decorrer deste conteúdo, pudemos conhecer sobre uma importante ferramenta para a imagem das organizações, o Compliance Financeiro, uma área cujo objetivo é garantir que empresas atuem dentro da legalidade.
Chegamos ao fim deste artigo, que tal recapitularmos os pontos mais importantes que abordamos até aqui?
Primeiro fomos apresentados ao Compliance Financeiro, uma área que tem crescido no mercado, devido a sua importância para as organizações cuidando das finanças e do patrimônio como todo, mantendo a empresa longe de problemas jurídicos e financeiros, construindo uma boa imagem.
Compreendemos a importância da implementação do Compliance Financeiro, não apenas para construção de uma boa imagem da empresa, como também para evitar que ela seja alvo de ações ilícitas, como lavagem de dinheiro.
Depois pudemos conhecer quais as atividades que mais necessitam da implementação da área de Compliance. Também conferimos quais as etapas mais relevantes para a criação deste departamento em uma empresa, e quais as principais dificuldades que podem interferir na sua implementação.
Conhecemos os benefícios que o compliance agrega a uma empresa, podendo aumentar as suas chances de conseguir novas parcerias e consumidores. Além de conhecer o profissional encarregado por cuidar da área em uma empresa.
Por fim, fomos apresentados a TG, uma empresa com vasta experiência de atuação na área de Compliance Financeiro, colocando à disposição os melhores profissionais para ajudar a sua organização.
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